No momento, você está visualizando Como a resolução de questões impacta na sua preparação?

Como a resolução de questões impacta na sua preparação?

Muitos estudantes acham que a resolução de questões serve apenas para testar seus conhecimentos após um período de estudo e leitura de artigos.

Obviamente que elas também são uma forma de medir o seu preparo para as provas. De modo geral fazer simulados é uma maneira de continuar estudando e aprimorar o seu estudo, mas saindo do usual que é ler livros e fazer resumo.

Para os professores de cursos preparatórios  as resoluções são imprescindíveis no preparo do aluno devido aos benefícios que elas proporcionam. Não são apenas meios de entender alguma informação e completar seu aprendizado, mas também estratégia eficiente que vai garantir resultados interessantes ao executar uma prova.

É claro que resolver exercícios de um simulado não é simples, mas eles são fundamentais para quem deseja impactar positivamente a sua preparação.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a resolução de questões impacta a sua preparação confira abaixo alguns resultados que podem proporcionar.

Comece a se familiarizar com o estilo da prova

Na medida que você realiza simulados e pega provas antigas, é fácil se familiarizar com o estilo da prova. Identificando características que podem fazer grande diferença na hora de você responder as questões valendo sua aprovação.  

Cada concurso, vestibular e entre outros tem um estilo específico de fazer perguntas, relatar fatos e de incorporar pegadinhas ao longo da prova.

Um candidato que não tem conhecimento sobre o estilo ou cultura da prova é provável que se confunda em algum momento e isso poderá prejudicá-lo.

Sendo assim a resolução de questões também vai impactar na maneira como lê e interpreta as questões, mantendo-se atento as artimanhas daquela prova.

 

Tenha menos ansiedade no momento de fazer a prova

Além do fato de se familiarizar com o estilo da prova, a resolução também é uma estratégia para diminuir sua ansiedade.

É comum alguns candidatos não terem um desempenho eficiente nas provas de concursos, por exemplo, por estarem nervosos e não focarem na resolução correta dos exercícios.

O medo de errar, de não responder as questões no tempo determinado ou de cair em alguma pegadinha faz com que muitos não executem a prova com calma e tranquilidade.

A ansiedade acaba tomando conta e o foco no desempenho positivo acaba sendo perdido no processo.   

Ao conhecer o estilo da prova, saber como são colocadas as questões ou o tempo que precisa para responder cada uma faz diferença na performance e isso você pode adquirir com a execução de simulados enquanto estuda.

 

A resolução de questões é um treinamento e autoavaliação

Os métodos habituais de estudo como leitura de conteúdo, fazer resumos, assistir aulas e participar de rodas de estudos fazem a diferença no preparo dos candidatos. Inclusive, esses são os principais métodos responsáveis por ajudar uma pessoa a se preparar para prestar um concurso e entre outros.

No entanto, métodos como a resolução de questões dão uma perspectiva sobre o seu preparo para a prova. Essas resoluções vão te treinar com mais eficiência pois são capazes de mostrar as suas dificuldades, onde você tem uma performance melhor e entre outras informações que são relevantes.

Ou seja, é uma maneira de testar seus conhecimentos de forma geral e faz você perceber que ainda podem existir dúvidas a respeito de um conteúdo, o que consequentemente vai ajudá-lo reformular o seu plano de estudos.

Outros posts do blog que podem te ajudar!

Descubra quanto tempo demora para resolver as questões

Outro impacto que as resoluções de questões têm na preparação para uma prova é a questão do tempo médio que a pessoa gasta para solucioná-las.

Todos os simulados projetam a realidade das provas de vestibular, Enem e concursos. Eles não possuem apenas o mesmo número de questões, mas o padrão de escrita e organização das questões e todas as regras comuns para um determinado tipo de prova. Inclusive, também exigem a sua finalização dentro de um tempo. Caso contrário, o simulado não tem funcionalidade.

Todas as provas têm um tempo limite para serem executadas e por isso há uma recomendação de gasto médio para resolver as questões sem o risco desse tempo acabar e você entregá-la incompleta, o que de fato poderia te prejudicar com a diminuição da nota final ou até causar a sua reprovação.

Com o simulado você treina esse tempo médio gasto na resolução de cada questão e evita deixar questões em branco por não ter tempo suficiente.

 

A resolução de questões de simulados é uma extensão do seu aprendizado e por isso deve ser usada como mais uma estratégia para a sua aprovação no concurso, vestibular e outros. Acrescente os simulados em seu plano de estudos, faça-os com a mesma seriedade da sua prova oficial e aumente o seu preparo e as chances de alcançar um desempenho eficiente na mesma.