No momento, você está visualizando Dica do Concurseiro.com: Como organizar sua rotina de estudos?

Dica do Concurseiro.com: Como organizar sua rotina de estudos?

Concursos públicos, OAB, Enem e Vestibular são provas extremamente concorridas que exigem muita disciplina e uma excelente rotina de estudos. Caso você esteja buscando a aprovação em algum desses exames, este post é para você!

Com o objetivo de ajudar você a se organizar em relação aos estudos, elaboramos este material, o qual irá trazer dicas para que você possa se inspirar.

Você está pronto para ser aprovado em seu próximo exame? Então vem com a gente!

Primeiro passo

O caminho para o sucesso não é fácil, mas não precisa ser tão árduo assim. A primeira coisa a definir, antes de iniciar sua rotina de estudos, é:

Qual exame você quer prestar?

Cada prova é única e aborda conteúdo específicos.

Portanto, não adianta estudar um pouco de cada coisa e deixar de focar nos tópicos mais relevantes para o exame que você irá prestar. Por exemplo, não é viável estudar para uma prova da área judiciária e uma da área previdenciária, pois estas não abordarão matérias correlatas e você acabará com muito conteúdo diferente a estudar, o que dificultará muito sua organização e absorção de informações.

Por isso, tenha em mente o tipo de concurso para o qual você irá concorrer e busque se informar sobre qual será o conteúdo abordado na prova.

Aqui no Concurseiro.com, elaboramos Planos de Estudos direcionados para cada tipo de exame.

Organizando seu Roteiro de Estudos

Depois de decidir sobre qual exame prestar, é preciso organizar sua rotina de estudos de acordo com a data de sua prova e seu tempo livre disponível. Coloque no papel o seguinte:

Quanto tempo você terá até a data do exame?

É importante saber como você poderá dividir seu tempo de estudos. Para isso, é preciso saber se você terá alguns dias ou alguns meses de preparação disponível. Obviamente, quanto antes você começar a estudar em relação à data da prova, melhor. Contudo, o mais importante é a qualidade do tempo dedicado, e não a quantidade.

Quantas horas por dia você tem para estudar?

Algumas pessoas tem a possibilidade de se dedicar integralmente aos estudos, outras não, pois precisam trabalhar ou dividir o tempo com outras tarefas de igual importância. Contudo, conforme mencionado anteriormente, o mais importante é a qualidade do tempo dedicado, e não a quantidade.

Por isso, não importa se você dedicará 8 ou 4 horas diárias, o mais importante é que estas horas sejam de qualidade, que você esteja realmente focado e a absorvendo informações de maneira eficiente e saudável. Determine a quantidade de tempo a dedicar aos estudos e mantenha o foco e a disciplina até o dia da prova.

Você irá estudar e descansar quantos dias por semana?

Além de definir a quantidade de horas de estudos que você irá dedicar por dia, é preciso também definir em quais dias de semana você estará estudando e em quais estará descansando.

Não é aconselhável estudar de segunda a segunda. Você precisa de descanso para garantir a adequada compreensão das informações e eficiência do aprendizado. Por isso, escolha de um a dois dias de descanso por semana e faça as coisas que você gosta: leia um livro leve, vá ao cinema, encontre os amigos, etc. Mas nada que tenha a ver com estudar para as provas, ok!? Lembre-se, mais uma vez: estudar tem a ver com qualidade, muito mais do que quantidade!

Com isso em mãos, você tem um planejamento justo para sua rotina de estudos.

Entendendo o tempo que você tem até o exame, a quantidade de horas que você vai dedicar por dia para os seus estudos, definir quais os dias que você vai dedicar para estudar e os que você vai descansar sua mente, são os fatores principais para que você consiga seguir uma rotina de estudos saudável e recompensadora.

Essa foi mais uma Dica do Concurseiro.com!

Se você tem alguma dica para compartilhar com a gente, deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe um comentário