Sabe-se bem como é a vida de concurseiro! Horas e horas a fio estudando! Sempre na esperança de obter a aprovação!
Mas para os veteranos de estudo, já se sabe que a caminhada é penosa e árdua. Com milhares de pessoas disputando poucas vagas, é preciso conhecer alguns critérios que permitem ajudar a passar em um concurso!
Neste post vamos falar dos acertos, das vontades e necessidades daqueles que buscam passar em um concurso, como também dos erros e dos deslizes, pois muitas vezes são essas falhas – que não são notadas, que prejudicam alcançar o resultado final.
Então concurseiro, pronto para embarcar em uma viagem de conhecimento e aprendizado, que servirá com um guia para seus estudos?
Vamos lá!
Erros fatais que prejudicam seus estudos
O Brasil é o segundo país que mais possui pessoas estressadas. Esse dado foi levantado pela International Stress Management Association.
O problema do estresse é que ele não só estimula uma maior ansiedade quanto ao que se deseja, nesse caso, passar em um concurso público, mas também porque ele faz com que haja um desgaste mental muito intenso, ou seja, o concurseiro não consegue se concentrar, mesmo que esteja diariamente lendo e tentando aprender.
Esse tema é tão sério, que muitas vezes, o concurseiro não percebe as mudanças ocorridas internamente e externamente e que o levam a fracassar nos concursos públicos.
É preciso ter atenção nesse quesito, pois caso você apresente dores de cabeça frequentes, distúrbios com o sono, dores no trato gastrointestinal e até dores musculares, sem aparente enfermidade, isso pode ser estresse!
Para amenizar esses sintomas e diminuir os níveis de estresse, os especialistas da área da saúde recomendam atividades de lazer com amigos e familiares, pois ações e rotinas como essas, podem ajudar no próprio aprendizado e na eficiência de passar em um concurso.
Falta de estratégia
Se você costuma ficar muito ansioso e agir sem uma rotina de estudos bem definida, está fazendo errado! Imagine uma partida de basquete. Agora pense em um time desorganizado, sem estratégia, dependendo apenas de sorte para vencer a jogada.
Complicado ganhar, certo? Tudo na vida exige estratégia, não somente talento! Pois o seu oponente também estará laçando a bola e retendo-a, e como você fará para conquistá-la, como fará para tirar a bola dele?
Ninguém consegue passar por sorte, há muita gente bem treinada, experiente. Você precisa estar à frente! Para isso é preciso disciplina, foco e estudo estratégico, pois quando se trata de concurso, tudo é uma questão de análise e ação, ou seja, você também precisa saber o que costuma cair mais nas provas.
Mas fazer isso com os “achismos” da vida, não adianta! Você precisa de livros direcionados, módulos que facilitem os seus estudos, do contrário, estudará muito e quando chegar no dia da prova, não terá tudo o que você estudou absorvido.
Solução para falta de estratégia
- Foque em aprender dicas que possam te ensinar o verdadeiro segredo dos concursos públicos.
- Estipule dia, hora, tempo de estudo. Faça uma rotina de estudos antecipada para cada dia da semana.
- Não sobrecarregue a mente. Seja sábio. Você precisa entender que estudar demasiadamente ou por longas horas, não fará você alcançar a produtividade nos estudos. A mente é uma máquina magnífica, mas precisa de tempo para processar as informações e reter o melhor de tudo o que foi estudado.
Estresse e ansiedade
Se o estresse e a ansiedade são capazes de lhe tirar o sono, imagine como fica sua concentração para estudar!
A produtividade do concurseiro depende da tranquilidade que ele sente ao estudar. Isso quer dizer que é preciso estar com a mente preparada para compreender as informações, do contrário, você não irá absorver o conteúdo de forma concisa.
Existe um dado importante ainda no quesito estresse.
Sabe por que é difícil se concentrar?
- Os níveis de cortisol lançados no organismo tendem a prejudicar a nossa saúde física, emocional e mental.
- O estresse produz uma mudança química dentro do cérebro.
Pesquisadores franceses descobriram uma enzima que quando estimulada pelo estresse, tende a atacar as moléculas do hipocampo, que são justamente as responsáveis por regularizar as sinapses. Quando elas são modificadas, há uma incidência menor de conexões neurais.
E o que esse efeito causa aos seres humanos?
- Os indivíduos acabam por perder a necessidade de socialização.
- Tem a memória prejudicada.
- Sentem maiores dificuldades de entendimento.
- Prejudica a capacidade de aprendizado.
Solução para o estresse e a ansiedade
- Entender que todos temos problemas e isso não será diferente com você.
- Identificar com mais facilidade como resolver as questões, sem focar tanto na complexidade e sim em planejar quais são os recursos ou ações que podem ajudar na resolução.
- Aprender a relaxar mais e se dar mais momentos de tranquilidade.
- Resolver o problemas pessoais, antes de decidir se dedicar ao estudo (se tens que ir ao banco, faça antes de começar a estudar; se tens que fazer compras para a casa, resolva antes de iniciar os estudos, etc.)