Você está visualizando atualmente Véspera do Exame da Ordem: vale a pena estudar?

Véspera do Exame da Ordem: vale a pena estudar?

Véspera do Exame da Ordem, e agora? Existem muitas recomendações do que é preciso fazer antes do Exame da Ordem (também conhecido como OAB – Ordem dos Advogados do Brasil) e a maioria leva em consideração a necessidade da pessoa se manter calma.

Esse exame é considerado um dos mais complexos do país e se levarmos o fato de que sua execução representa uma etapa importante para o futuro profissional dos bacharéis de Direito, é comum o aluno ficar aflito e sentir a necessidade de continuar estudando um dia antes do exame acontecer.

Para alguns especialistas não vale a pena estudar na véspera do Exame da Ordem na tentativa de ter um desempenho melhor. Se nos últimos meses  a pessoa manteu um ritmo de estudos bom, o conteúdo já foi absorvido no decorrer do estudo. Então, as poucas horas de estudo na véspera da prova não vão infuenciar no resultado.

O problema é quando o aluno não se empenhou tanto quando podia e sente que o seu resultado não vai ser o suficiente. Porém, de qualquer forma é impossível aprender as matérias com um dia antes da prova acontecer. Ou seja, para os especialistas, durante o exame o ideal é manter a tranquilidade, pois o seu corpo e a mente estarão mais sossegados para realizar a prova.

No entanto, se analisarmos a situação podemos ir muito além desse tipo de recomendação até porque cada um sabe o seu limite.

Por isso o ideal é dar ouvidos apenas a você e entender o que seu corpo e mente precisam para que a sua performance ou desempenho no Exame da Ordem seja eficiente.

Portanto, continue a sua leitura e saiba o que fazer na véspera do Exame da Ordem.

Na verdade, não existe certo ou errado quando a pergunta é se vale a pena estudar na véspera do Exame da Ordem. O ideal é que a pessoa priorize o seu conforto emocional, espiritual e principalmente, o físico e mental, que costumam ser muito exigidos em situações que exigem completa atenção.

O seu conforto pode ser diferente de outra pessoa que também prestará o exame. Ou seja, às vezes para você é mais interessante descansar antes do grande dia, enquanto para outra pessoa a melhor alternativa será estudar.

Você não pode se deixar levar pela pressão da situação. Obviamente que o Exame da Ordem é importante para você definir o seu futuro profissional, se terá aprovação para exercer a profissão de advogado ou não – contudo, o seu desempenho pode depender de diferentes fatores, não só do fato de ter estudado. O descanso, tranquilidade e atenção também influenciarão no resultado.

A questão é fazer aquilo que te proporcione calma, então tente refletir. Os estudos vão te tranquilizar antes de fazer a prova ou vão te apavorar?

Faça aquilo que te dará controle emocional, mental e físico suficiente para que o seu desempenho não seja prejudicado.

Dicas do que fazer na Véspera do Exame da Ordem
Descanse o máximo que conseguir

O descanso é a melhor opção nesse momento. O exame da ordem é muito cansativo e exige muita concentração. Se o seu corpo e a mente estiverem cansados é muito provável você perder a concentração ao longo da prova. É importante você descansar. Se quiser estudar tudo bem,
mas se limite ao necessário, pois isso faz uma grande diferença no desempenho do exame.

Dispense as festas e programas intensos

Não é o momento de você sair para curtir. Tudo bem que cada um tem um jeito de descansar ou se tranquilizar, mas ir para uma festa ou fazer algum programa intenso um dia antes do exame da OAB é um risco enorme. Não vale a pena você arriscar meses ou até anos de preparo por algumas horas de diversão. Se quiser sair, saia, mas tente descansar bem antes do exame.

 
Se não conseguiu até agora esqueça!

Tem uma matéria “x” que você não consegue entender e por isso resolveu se dedicar ao máximo um dia antes do exame da OAB para entendê-la? Se você ler isso em voz alta vai perceber a armadilha que esse fato pode estar tramando para você. Não adianta você tentar resolver algo que durante os últimos meses não conseguiu resolver. Isso apenas causará uma confusão.

 

Alimente-se bem e durma cedo!

Você sabia que a alimentação influência no rendimento do raciocínio? Pois então procure fazer refeições leves e nutritivas na véspera do exame. Não se alimente de qualquer forma, evite refeições pesadas. Esse tipo de coisa além de aumentar o risco de causar desconfortos no momento da prova é capaz de alterar seu sono. Aliás, dormir cedo precisa ser algo obrigatório.

 

A única pessoa que sabe o que é melhor na véspera do Exame de Ordem é você. Obviamente que existem recomendações, mas você conhece como você funciona melhor, tem noção sobre os seus limites e por isso pode determinar o que é melhor. De fato, apenas escute o seu corpo e mente. Se precisar descansar, descanse, sem cobranças ou preocupação. Depois, basta focar no seu desempenho. 

 

Deixe um comentário