Você está visualizando atualmente Hall da Fama Concurseiro: Michel Favacho, aprovado na Telebrás e na Previdência Social

Hall da Fama Concurseiro: Michel Favacho, aprovado na Telebrás e na Previdência Social

O Michel trabalhou por nove anos como gerente de pós-venda em concessionárias de automóveis. Foi empresário e já teve dois negócios próprios, mas viu que a segurança de um cargo público, especialmente em um momento de crise pelo qual passa nosso país, era o que ele realmente queria e precisava. E foi assim que ele decidiu se preparar para atingir este objetivo.

Michel foi aprovado nos concursos públicos da Telebrás e também no da Previdência Social, tendo a oportunidade de escolher onde preferia trabalhar. Optou pela Telebrás.

Inicialmente, Michel estudou por conta própria e nos conta um pouco sobre como era sua rotina de estudos:

“Eu comecei estudando em casa, utilizando dicas populares. Logo percebi que é preciso ter base, não se pode simplesmente ir lá e chutar as respostas. É preciso ter um roteiro de estudos e fazer muitos simulados, utilizando provas anteriores. Eu respondia questões todos os dias.”

Foi nesse momento que ele optou pela ajuda de um cursinho, que o ajudou a determinar uma rotina de estudos mais organizada. Ainda assim, Michel estudava em casa através de vídeo-aulas, simulados e fazendo resumos da matéria. Michel conta que costumava responder a cerca de 100 questões de simulados por dia, durante cerca de dois meses –que foi o período pelo qual ele estudou.

Durante este período, ele teve pouco contato com seus amigos e muito suporte de sua esposa, que o incentivou enormemente.

Ele conta que nem tudo foi fácil e que chegou a duvidar de si mesmo algumas vezes: “Quando a gente começa a estudar, a gente não acredita que vai passar. Falhar é normal, mas você vai adquirindo expertise e experiência e se prepara mais e melhor. E quando você passa pela primeira vez, adquire confiança. Uma coisa importante é se espelhar em alguém, num membro da família, conhecido que já tenha passado. Assim você sabe que é possível e adquire mais confiança.”Uma dica que ele nos dá é a seguinte: “Esteja preparado para estar um ano, que seja, apenas estudando. Parece muito, mas não é. O esforço vale a pena. Tudo que você fizer durante os 365 dias vai valer a pena quando você for aprovado, que é uma coisa pra vida.”

Michel Favacho de Jesus, 38

Deixe um comentário