Com a sua rotina de estudos organizada e definida, é hora de colocara mão na massa!
Na primeira semana, é importante observar se a rotina de estudos que foi definida está adequada às suas necessidades. É importante se fazer alguns questionamentos nesse sentido:
- Você está se sentindo confortável com a quantidade de horas de estudo?
- Está conseguindo absorver o bastante e descansar o suficiente?
Caso seja necessário, realize os devidos ajustes e mantenha o foco e a disciplina.
Para lhe ajudar nesta tarefa, nós elaboramos 7 dicas para manter a produtividade nos estudos. Vamos lá!
Dica #1: Faça pequenas pausas durante os estudos
Uma pausa de 10 minutos a cada hora de estudos ajuda a manter sua mente afiada e seu corpo alerta. Durante estas pausas, procure se movimentar um pouco: caminhe, alongue-se, tome um ar fresco. Além disso, é importante se manter sempre bem hidratado e alimentado. Por isso, beba bastante água e coma uma fruta ou barra de cereal (sempre algo leve).
Dica #2: Planeje seu dia de forma consciente
Não adianta querer inserir mais tarefas em sua rotina do que você poderá cumprir. Isso só vai te deixar ansioso e desmotivado. Por isso, organize suas tarefas diárias de modo a garantir tempo de estudo suficiente, assim como tempo para o lazer e cuidados pessoais. Para garantir o sucesso desse processo, você precisa estar se sentindo bem com você mesmo.
Dica #3: Defina prioridades
Está sentindo dificuldades em determinada disciplina? Foque nela. Está precisando fazer uma pausa maior do que 10 minutos para garantir melhor produtividade? Faça uma pausa maior. Está precisando aperfeiçoar o seu tempo por questão? Treine mais isso. É muito importante, contudo, balancear suas prioridades. Não dá para passar um dia inteiro numa única tarefa, mas é possível priorizá-las de acordo com suas necessidades.
Dica #4: Descanse o suficiente
Ninguém é capaz de aprender de forma eficiente sem descanso. Nosso corpo precisa disso tanto quanto precisa de água e de alimentos. Não reduza suas horas de sono para substitui-las por horas de estudo, pois você corre o risco de ficar doente e ainda não aprender como gostaria. Durma bem, relaxe, pratique esportes. Mente e corpo são como uma equipe e funcionam melhor se ambas estiverem saudáveis.
Dica #5: Mantenha o foco
Enquanto estiver estudando, esteja focado. Nada de ficar checando o celular de 5 em 5 minutos, abrindo páginas de redes sociais, batendo papo com amigos e familiares. Tenha 100% de sua atenção naquilo que está fazendo, pois só assim você garantirá bons resultados. Deixe para usar o celular, falar com amigos, curtir posts de redes sociais para aqueles momentos de lazer e descanso. Do contrário, você estará se auto sabotando e perdendo tempo.
Dica #6: Divida seu tempo de estudos em tarefas
Não é produtivo utilizar todo o seu tempo de estudo em uma única tarefa. É importante dividi-lo entre: momento para leitura, momento para fazer exercícios, momento para fazer uma revisão, momento para assistir a um vídeo/ouvir um podcast, etc.Além de não ficar cansativo, dessa forma você obtém uma quantidade e variedade adequada de “input” e “output”, garantindo maior produtividade e capacidade de absorção de novos conteúdos.
Dica #7: Estabeleça metas e objetivos a curto prazo
O objetivo final é ser aprovado, passando na prova, certo? Mas este objetivo não precisa e não deve ser o único da jornada. É interessante definir pequenas metas e objetivos a curto prazo, a fim de se manter sempre atento e motivado. Por exemplo, você pode definir que se acertar 75% das questões de um simulado ao final da semana de estudos, poderá ser bonificado com uma ida ao cinema, uma barra de um delicioso chocolate ou uma maratona daquela sua série de TV favorita (ou qualquer outra coisa que você considere uma recompensa merecida após completar determinada tarefa). Essa técnica tem ajudado pessoas em todo o mundo a atingir seus objetivos através de competições e definição de metas a serem superadas.
Essas foram as 7 dicas que elaboramos para você otimizar sua rotina e alcançar uma melhor produtividade nos estudos.
Até a próxima!