Escrivão de Polícia Federal: Caso você ainda não saiba, o concurso da Polícia Federal está aí e são diversas vagas disponíveis para diferentes cargos.
O fato é que se preparar para um concurso não é uma tarefa fácil, mas o tempo é cada vez menor e é preciso otimizar seus esforços para conseguir obter um bom resultado, visto que a densidade de vagas é alta.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e veja tudo o que você precisa saber sobre como se prepara para o concurso de Escrivão de Polícia Federal. Vamos lá?!
Ao todo serão 500 vagas, todas elas de nível superior, sendo que 80 delas são para o cargo de Escrivão de Polícia Federal e como não poderia ser diferente, cada um desses cargos possui suas atribuições específicas. Sendo assim, as atribuições do escrivão são as seguintes:
- Cumprir as formalidades processuais, lavrar autos, termos e mandados, sempre nos prazos necessárias para o preparo dos procedimentos policiais e investigativos.
- Atuação nos procedimentos de acompanhamento da autoridade policial e investigação quando determinado em diligências.
- Responsabilidade pelos valores de fianças e objetos de apreensão recebidos.
- Condução de veículos automotores.
- Cumprimento de medidas de segurança e atuação em processos policiais de investigação.
- Desempenho de demais atividades de origem administrativa e policial bem como de outras atividades delegadas.
Pode-se dizer que o escrivão atua como um “organizador” das burocracias referentes aos inquéritos da PF. É um cargo que exige nível superior, independentemente da área, e carteira de habilitação mínima na categoria B. O salário é o mesmo que para agente, ficando em torno de R$ 12 mil.
Mas afinal, como se preparar para o concurso de Escrivão de Polícia Federal?
Se você é concurseiro, certamente já ouviu falar de revisão de 24h, de 7 dias, de 30 dias e outras. No entanto, se você está começando a estudar agora, esqueça tudo isso, porque não vai haver tempo para cobrir uma boa parte do edital se você ficar realizando revisões agora.
Então, use as horas diárias de estudo que você tem para dar foco total no avanço das matérias e no estudo de novos conhecimentos. Não quer dizer que você não possa fazer revisões, mas faça de forma sucinta, apenas com questões simples e revisões rápidas.
Vale lembrar ainda que é importante dar bastante atenção à matéria chamada Arquivologia, que cai somente para o cargo de escrivão. Ela tem um peso importante na prova e é preciso obter um bom desempenho nela.
Para se prepara para o concurso de Escrivão de Polícia Federal, você deve seguir alguns princípios básicos, veja:
- Estudo ao menos duas matérias por dia.
- Faça os exercícios referentes às matérias estudadas nesse dia.
- Monte uma rotina de maneira que os estudos ocupem um lugar de importância, como uma obrigação natural.
- Tenha um espaço dedicado para o momento do estudo.
O recomendado para que se consiga estudar ao menos duas disciplinas por dia é que se reserve, pelo menos, 3 horas do dia, contando com a realização dos exercícios relativos.
No entanto, quanto mais perto da data do concurso você começa a estudar, mais tempo terá que dedicar para conseguir abranger todo o conteúdo necessário. Sendo assim, pense em quanto tempo você tem, quanto conteúdo deve ser estudado e como você fará para conseguir ver tudo, dividindo pelo tempo disponível.
O fato é que a rotina de estudos é algo fundamental para que se obtenha um bom resultado. Então, não perca mais tempo, conheça o edital e comece agora mesmo a estudar para ser Escrivão de Polícia Federal. Boa sorte!
Se preferir, pode acessar a página do concurso ou pode conferir todas as dicas na plataforma Radar de concursos