A correção da redação é a parte mais temida de uma prova do ENEM, sendo ela a responsável pela reprovação de muitos alunos todos os anos. Os motivos são muitos, falta de entendimento sobre o tema, prova em branco e utilização de modelos de redação diferente do solicitado.
Entender como funciona a correção e quais os critérios avaliativos pode servir com base de estudos, transmitindo uma maior calma e facilidade durante o processo de preparação para uma prova como esta.
Veja agora como é feita a correção das redações.
Quem corrige?
O processo de correção da redação do ENEM é todo coordenado pelo CESPE de Brasília. Evitando negligências de resultados e correções que possam prejudicar os estudantes.
Como são corrigidas?
As provas são corrigidas por uma equipe com cerca de sei mil pessoas, treinadas e formadas em Letras com experiência na área de correção.
A contratação é feita através de reitores de universidades públicas, este total de revisores, são responsáveis pela correção de mais 4 milhões de redação em apenas um mês.
Competências avaliativas
Toda a prova de redação do ENEM é avaliada pelas cinco competências obrigatórias, sendo elas:
- Organização das informações em defesa de um ponto de vista e a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado
- Domínio da norma padrão da língua escrita.
- Respeito aos direitos humanos.
- Compreensão da proposta de redação e desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
- Demonstração de domínio da argumentação.
Tirar zero na prova
A redação é a única que poderá ser zerada, veja os principais motivos:
- Fugir do tema proposto: Entender errado o que está sendo solicitado e criar um texto com assunto diferente.
- Deixar a folha de redação em branco: Não fazer a redação ou apenas criar a sua redação no rascunho, esquecendo de passar para a folha correta.
- Não obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa: Utilizar outras formas e modelo de redação, diferente do solicitado irá zerar a sua nota.
- Não desenvolver mais de sete linhas.
- Anulação proposital: Utilizar palavrões, textos desconexos ou outras formas propositais de anulação.
- Desrespeito dos direitos humanos: Qualquer tipo de preconceito, como por exemplo, gênero e raça, mesmo que seja a opinião do estudante será considerada anulação de prova.
Avaliação e nota
Para garantir que o resultado seja o mais preciso possível em um curto período de tempo, o INEP criou e vem aprimorando métodos de correção conforme edital, a redação é corrigida por dois corretores, sendo que cada um especifica uma nota de 0 a 200 para cada competência apresentada na redação.
Quando existe uma diferença muito grande entre as notas, a prova será enviada para um terceiro corretor, caso continue o problema para avaliação, o texto será enviado para uma banca corretora com mais três corretores, atribuindo uma nora nova para a redação.
Pontos específicos avaliados na redação do ENEM
- Redações com piadas: Há algum tempo, a redação com uma receita de miojo ficou famosa, porém agora este tipo de brincadeira não será aceito, mesmo que esteja dentro de um texto muito bom.
- Português: Erros de português muito grosseiro e repetidamente no texto serão consideração como graves e diminuirão o valor da nota final.
- Não seja radical: A banca quer saber sua opinião, porém é melhor não passar dos limites com sua opinião e argumentos. Algumas expressões extremistas podem causar a nota zero.
- Erros gramaticais: Utilize com consciência as regras de português m garantido seu texto seja entregue com qualidade.
- Linguagem: Não utilize gírias e expressões coloquiais. Além de não ser um bom lugar, dependendo de quem está lendo o texto, a gíria pode significar outra coisa.
Agora que você já sabe como são feitas as correções das redações, poderá ficar mais tranqüilo e focar seus esforços apenas em estudar o conteúdo para as provas.