A prova de redação do ENEM é uma das partes mais importantes, sendo ela o primeiro critério de desempate, caso seja necessário quando você for utilizar a nota do ENEM para utilizar algum benefício do Governo Federal.
Os números da Redação de 2017 tiveram uma média de 558 de todos os participantes, valor considerado baixo para uma prova que vale 1000. Os números ficam mais preocupantes, quando apenas 53 pessoas conseguiram nota 1000 e mais de 309 mil zeraram a prova por ou tiveram a prova anulação da prova.
Para fazer uma boa redação no ENEM, e garantir que sua nota faça sua classificação subir consideravelmente, é muito importante ficar atento em que será cobrado e nos critérios de avaliação da prova de redação.
Gramática
A gramática e a forma com que você escreve serão cobradas, uma construção coerente de texto faz com que você fique dentro dos requisitos para uma nota qualificada no ENEM.
Tipo de redação
As provas do ENEM costumam vir com um tipo específico, o Dissertativo-argumentativo, sendo necessário cumprir este requisito da prova, caso contrário sua nota pode ser zero.
Este modelo deve ser feito iniciando com uma tese sobre o assunto, incluindo argumentos defendendo a tese criada, finalizando com uma proposta para solucionar o problema.
Direitos Humanos
Mais um critério considerado na redação do ENEM que precisa ser levado muito a serio, ele é referente a desrespeitar os Direitos Humanos, pois isso poderá eliminar você, mesmo que seja sua opinião, é dever respeitar a todos, portanto mensagens de preconceitos, racismo outra forma de desrespeito não serão aceitas.
Competências obrigatórias
Durante a redação do ENEM serão avaliadas cinco competências obrigatórias, cada uma com o valor de 200 pontos. Veja:
- Língua portuguesa: É necessário ter o domínio de uma escrita formal.
- Entendimento: Entender o tema e escrever a redação de acordo com o solicitado, utilizando todos os ensinamentos dos últimos anos de estudos do ensino médio.
- Organização: Será avaliada a sua organização no momento de construir o texto e a sua argumentação.
- Mecanismos lingüísticos: Será avaliada a utilização de mecanismos lingüísticos para argumentação textual.
- Proposta para problema: A elaboração no final do texto será outro critério avaliativo muito importante.
Posição em relação ao tema
Sua redação pode não ser aceita ou receber uma nota baixa quando você não tem uma posição referente ao tema tratado. É necessário deixar claro seus argumentos, mostrando que você realmente acredita neles, portanto escreva com clareza e convicção.
Escolha seu lado em relação ao tema solicitado, elabore seus argumentos mais consistentes e desenvolva um conteúdo com coesão que faça o leitor pensar no seu ponto de vista sobre determinado assunto.
Elaboração do texto
Para garantir que não irá fugir do padrão exigido, siga este modelo básico e fácil, pois como vimos, a simplicidade pode garantir uma nota máxima para sua redação.
- Introdução: Na introdução deverá ser apresentada a idéia de modo que seja de fácil entendimento e a tese.
- Desenvolvimento: No desenvolvimento de sua redação estará a argumentação de sua tese, sendo desenvolvido o argumento e sua explicação em parágrafos diferentes, sempre utilizando mais de um argumento.
- Conclusão: Na conclusão de sua redação é muito importante finalizar com o segmento do assunto e uma possível solução para o problema trazido no tema.
A redação do Enem é considerada por muitos a parte mais difícil da prova, sendo que qualquer erro poderá ser considerado como algum critério para anulação de prova.
Aproveite que agora você já sabe quais são os critério considerados na redação do ENEM, e não cometa os erros que podem zerar sua prova.