No momento, você está visualizando Exagero com a maratona de estudos

Exagero com a maratona de estudos

Aprender novas habilidades e adquirir mais conhecimentos é uma das melhores maneiras de ficarmos felizes em muitos sentidos da vida, inclusive quanto a passar em um concurso.

Você sabia que conforme aprendemos uma nova habilidade, nosso cérebro muda?

Toda vez que você aprender algo novo, seu cérebro muda de forma substancial. Por sua vez, isso faz com que outras partes de sua vida fiquem mais fáceis, já que sua compreensão se expande e novas formas de interagir surgem como proposta, porque os benefícios da aprendizagem se estendem em vários sentidos e ângulos, como mostra essa materia no The New Yorker.

Aprender uma nova habilidade nos traz variados tipos de benefícios, incluindo melhora na memória, ampliação de inteligência verbal, e aumento das competências linguísticas. A capacidade de melhorar o aprendizado produz um mecanismo que faz as sinapses existentes ficarem mais robustas. A aprendizagem faz com que o cérebro cresça e se torne mais forte. Quanto mais conexões entre os neurônios são formadas, mais aprendemos e mais informações podemos reter – e isso conta ao nosso favor.

No entanto, apesar dessa notícia ser realmente animadora e produtiva, é preciso também estabelecer limites para a mente. Pois o cérebro também se cansa, assim como o corpo.

O esgotamento mental traz prejuízos, e essa é a grande questão. Por que se de um lado o concurseiro pode e deve se empenhar nos estudos, também precisa haver equilíbrio para que a mente possa descansar, relaxar e processar adequadamente tudo o que foi aprendido. O indicado é que o concurseiro para cada hora de estudo, tire de 10 a 15 minutos para dar uma pausa, e retornar logo após esse período.

O psiquiatra Sérgio Klepacz do Hospital Samaritano de São Paulo afirma que o excesso de demanda química cerebral para manter corpo e mente ativos, também se esgotam em algum momento. Essa química é composta por neurotransmissores e hormônios como noradrenalina – responsável por dar sensação de motivação, e que também auxilia na concentração, bem como o cortisol – responsável por preparar o organismo para o enfrentamento dos desafios diários.

O médico afirma que vários estudos já mostraram que essas substâncias possuem uma queda grave, quando há sinais de estafa. As consequências, portanto, são altamente prejudiciais, conheça algumas:

  • Falta de atenção
  • Perda de concentração
  • Dificuldades de memorização
  • Pensamento lento
  • Alterações no sono
  • Grande desmotivação
  • Cansaço que pode tornar-se excessivo e crônico

Os problemas do exagero com a maratona de estudos é que a mente que se sente prejudicada e todo o corpo acaba por desenvolver reações. São elas:

  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Problemas gastrointestinais
  • Gastrite nervosa

Solução para o exagero com a maratona de estudos

Se você leu essas descrições e se enxergou em algum desses exemplos, é bom ter atenção e focar no descanso diário, afinal, você estuda para ter qualidade de vida como um futuro concursado, e portanto é importante que você cuide da sua saúde e da sua produtividade.

Indicamos que você:

  • Estabeleça paradas durante o tempo de estudo, de modo que possa “refrescar” a memória e relaxar mais.
  • Desligue completamente do estudo, quando fizer as paradas.
  • Aproveite para fazer algo de que gosta, jogar bola com os amigos, sair para tomar ar na orla ou qualquer outra atividade que possa dar-lhe o vigor e disposição que necessita.

Saiba que estamos aqui para auxiliar você na caminhada rumo a sua aprovação!

Conte com a gente!

Deixe um comentário